04 outubro 2006

LER, ler, ler...


LER é...
Armazenar informações
Desenvolver
Ampliar horizontes
Compreender o mundo
Comunicar-se melhor
Escrever melhor
Relacionar-se melhor com o outro
(Andréa Machado/ Edson Teixeira)


Perante isto, por meio de salteio de partes, três questões se colocam quando me proponho ler um livro:
# Por que ler este livro?
# Será uma leitura útil?
# Dentro de que contexto ele poderá enquadrar-se?

Estes livros aqui aconselhados pela Sónia, assim como aqueles que se apresentam na faixa lateral direita, DEVEM ser lidos, pelas razões acima enunciadas e por estas:
# porque me ajudam a compreender melhor as minhas atitudes, os meus sentimentos, as minhas incertezas, os meus medos;
# porque me ajudam a OUVIR os meus filhos, os meus alunos, os meus familiares e a dar resposta aos sentimentos e às necessidades dos que me rodeiam, serena e tranquilamente!
# e mais ainda: ajudam-me a entender que sou responsável por tudo o que faço e digo! Deixo de culpabilizar e violentar o outro!

Os pais e professores precisam de se juntar nesta Aventura da Educação e, em simbiose, procurar respostas para o mal-estar que os nossos filhos e alunos revelam em casa e na Escola... Acreditem que há soluções e estas começam, imaginem, no interior de um livro!!!

Obrigado, Sónia, pelas belíssimas propostas de leitura!

Sem comentários: