30 janeiro 2017

Se a Paz Fosse Coca-Cola…


A famosa bebida refrescante, criada nos Estados Unidos da América, celebra 130 anos. A Coca-Cola é vendida em mais de 200 países e são consumidas cerca de 1,9 mil milhões de garrafas por dia. A empesa Coca-Cola Company, através de fortes campanhas de marketing, alcançou o mundo inteiro.
A título de curiosidade, o primeiro slogan criado para a Coca-Cola, em Portugal, em 1929, foi criado por Fernando Pessoa: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se.” Por razões políticas, na época, o slogan acabou por não passar do papel e só depois do 25 de Abril, em Julho de 1977, é que a bebida entrou no nosso país.

Serve-me este exemplo para desenvolver um assunto preocupante que, gradualmente, vai aumentando um pouco por todo o mundo: a violência, o medo, o terror.

De um momento para o outro, quer por via dos meios de comunicação social, quer pelas redes sociais, somos invadidos por grotescas imagens de violência, por frases de vingança de políticos, de comentadores e dos mais diversos indivíduos. Esta espiral que inicia em focos muito precisos, acaba por expandir-se e alastrar-se, tornando-se, cada vez mais, um problema para 7 mil milhões de habitantes. Um problema para o mundo inteiro.

E este vocabulário violento, estas imagens de terror, vão-se infiltrando nas nossas mentes e nos nossos corações, fazendo emergir o pior de cada um de nós: o desejo de vingança. Amaldiçoa-se, insulta-se, injuria-se!

E é preciso parar! É preciso sentir a nossa essência e tomar consciência da nossa própria natureza. Somos pessoas más? Somos vingativos? Somos incapazes de manter a nossa paz e serenidade perante o mundo? Cultivamos a paz ou a guerra em nós?

Há uma lenda que aprecio particularmente e que nos pode fornecer uma mensagem importante para as nossas vidas:
Um monge e os seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião a ser arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e apanhou o animal. Quando o trazia para fora do rio o escorpião picou-o na mão. Devido à dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou num ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e salvou-o. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles tinham assistido à cena e receberam-no perplexos e penalizados.
— Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho mau e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava! Ele não merecia a sua compaixão!
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
— Ele agiu conforme a sua natureza e eu de acordo com a minha.
Os julgamentos, os juízos de valor, ou crenças dos outros não podem afetar-nos. Devemos agir de acordo com o melhor que existe em nós. Eu escolho a paz. Eu escolho o melhor de mim! É a minha natureza.

Julgo que precisamos de criar uma forte campanha de marketing para a Paz. Necessitamos de levar uma bebida refrescante e revigorante a todo o mundo. Precisamos de enviar uma mensagem de esperança a cada ser humano; uma mensagem para saciar a sede de viver em paz. Queremos uma Coca-Cola da Paz. “Primeiro estranha-se, depois entranha-se!


© José Paulo Santos
Artigo de Opinião Publicado
em Jornal A Voz de Cambra

Sem comentários: