31 outubro 2011

A inteligência apenas vale ao serviço do amor


Um estudo publicado na revista Nature, levado a cabo pelo canadiano Steven Pinker, indica que "nos últimos 500 anos, a violência diminuiu e a humanidade está mais inteligente; que as guerras e os ataques terroristas da nossa era não superam os vestígios de morte e barbaridade dos séculos anteriores." (Cf. Boas Notícias, 31.10.2011)

Saint-Exupéry sintetiza, maravilhosamente, a utilidade desta faculdade humana:

"A inteligência apenas vale ao serviço do amor."

Se a história nos ensina algo, que seja, de facto, em prol da construção da Paz. Saibamos usar esta capacidade para melhorar as nossas competências de comunicação, no sentido de encontrar soluções para o conflito.

20 maio 2011

As Palavras

«Há palavras que são setas que nos trespassam, há palavras que são sementes que se lançam e se acolhem esperando pelo fruto. No ar paira sempre uma pergunta: que fazer deste dia? E tudo pode depender de um secreto dom, do impulso e da motivação suscitados pelas palavras que recebemos.»

Pe. jesuíta Vasco Pinto Magalhães

04 fevereiro 2011

Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (Curso de Especialização) 2011

Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

(Curso de Especialização)

5ª Edição / Março-Maio de 2011

APRESENTAÇÃO:

A todos que frequentem este Curso pretende-se oferecer uma base de reflexão sobre a forma como a Mediação, a Educação e a Escola se cruzam, focando as possibilidades de intervenção pragmáticas e transformadoras.
Tendo por objecto de estudo e de trabalho os diversos conflitos que se desenrolam na escola, importa essencialmente formar os profissionais com funções educativas nesta nova área da mediação. O mediador é um artífice da (re)construção pacífica e positiva das ligações interpessoais. Nessas habilidades aplicativas, manifestas no método, no processo, nos valores e nos princípios da mediação reside toda a confiança do potencial transformador da actuação do mediador institucional ou mediador cidadão, do mediador formal ou mediador informal e ainda do mediador público ou mediador privado.

Contando já com quatro edições, esta formação avançada aposta numa estrutura inovadora, sendo composto por duas partes, complementares e simultâneas: a primeira parte corresponde a um programa de formação teórico-prática e a segunda parte compreende um programa de seminários de aprofundamento dinamizados por especialistas, nacionais e estrangeiros, na investigação e na intervenção em mediação, como: concepção e avaliação de programas de intervenção socioeducativa e planos de convivência ao nível dos vários níveis de ensino e contextos escolares. Acresce que os trabalhos a realizar neste percurso formativo visam promover uma introdução orientada de dispositivos de mediação no contexto educativo.



COORDENAÇÃO:
Prof. Mestre Elisabete Pinto da Costa
Diretora do Instituto de Mediação da ULP

OBJECTIVOS:

  • Reconhecer a mediação na escola como um instrumento de transformação dos conflitos;
  • Perceber a mediação como estratégia de intervenção precoce sobre fenómenos de conflitualidade, de incivilidade e de violência;
  • Enquadrar a mediação na formação pessoal e social no domínio da resolução de problemas e da educação para os valores;
  • Motivar para a vertente transdisciplinar da gestão e mediação dos conflitos;
  • Articular os vários tipos de mediação para as crianças e jovens: a mediação escolar, a mediação Socioeducativa, a mediação juvenil, a mediação familiar, a mediação comunitária;
  • Desenvolver competências básicas necessárias à gestão e mediação de conflitos;
  • Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador;
  • Adquirir conhecimentos sobre a implementação e funcionamento de programas de mediação escolar e planos de convivência.


DESTINATÁRIOS:
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Professores de Formação Profissional e Professores do Ensino Recorrente de Adultos, Educadores, Psicólogos, Psicopedagogos, Sociólogos, Assistentes Sociais, Animadores Sociais e Culturais, Mediadores, Técnicos de Acção Educativa, e ainda outros Profissionais interessados no tema.


DOCENTES E ORIENTADORES DE SEMINÁRIOS:

  • Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho - docente

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Coordenadora do Departamento de Psicologia e do Curso de Psicopedagogia Clínica da ULP.

  • Prof. Doutor João Amado - docente

Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Autor de várias obras sobre a violência na escola e responsável por inúmeras acções de formação sobre a indisciplina e violência na escola.

  • Prof. Doutor Juan Carlos Torrego - seminário

Professor Titular do Departamento de Didáctica da Universidade de Alcalá; Director do Curso de Terceiro ciclo universitário em “Mediação e resolução de conflitos em instituições educativas”.

  • Professora Doutora Ana Maria Silva - seminário

Professora Auxiliar da Universidade do Minho; Coordenadora do Mestrado em Mediação Educacional e Supervisão na Educação e Investigadora do Centro de Investigação em Educação da UM.

  • Mestre Elisabete Pinto da Costa - docente

Docente Universitária; Mediadora; Responsável pela área da mediação do “Espaço Convivência” ANP-UL; Orientadora e Supervisora de estágios em mediação; Vice-Presidente do Conselho de Ética e Deontologia da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC).

  • Mestre Renata Teles - docente

Docente Universitária; Psicóloga; Pós-graduada em Relação de ajuda; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP. Dr. Bruno Caldeira - seminário
Psicólogo; Mediador; Formador, Orientador e Supervisor de estágios em mediação; Presidente da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC).

  • Mestre Susana Castela- seminário

Técnica de Reinserção Social da Direcção Geral de Reinserção Social (DGRS); Mestre em Psicologia Clínica; Curso de Formação de Mediadores em Contexto Penal; Responsável pela concepção, formação, acompanhamento e avaliação do Programa de Mediação e Reparação em vigor na DGRS.

  • Dr. Bruno Caldeira - seminário

Psicólogo, Mediador, Formador, Orientador e Supervisor de estágios em mediação, Membro da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC).

  • Eng. Fernando Rosinha - seminário

Mestre de Conferências do Conservatório Nacional das Artes e Profissões (CNAM) em Paris, Mediador de conflitos, especialidade em mediação familiar e escolar.

  • Dr. José Paulo dos Santos - docente

Professor de Português e Francês do Ensino Básico e Secundário; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP; Treino em Comunicação Não-violenta.

  • Dr. Albert Sabat- seminário

Coordenador do Programa de Mediação Nacional da Fondation d´Auteuil, na França; mediador e formador em mediação escolar.

PLANO DE ESTUDOS


Módulo I
Problemas de convivência na escola: conflito, indisciplina e violência na escola
(Analisar os problemas de convivência escolar e conhecer propostas de intervenção; Relacionar a convivência com a disciplina e estudar os conflitos).
Módulo II
Paradigmas de resolução de conflitos
(Relacionar modelo impositivo - modelo cooperativo; Analisar as propostas de gestão e resolução de conflitos, com enfoque na negociação integrativa).


Módulo III
A mediação
(Conhecer a esfera da mediação, os modelos de mediação e os princípios, características, objectivos e limites; Entender a perspectiva cidadã e educativa da mediação).


Módulo IV
A mediação em contexto educativo
(Identificar os objectivos específicos da mediação escolar e as especificidades da mediação no ensino básico e secundário; Entender a utilidade e as vantagens da mediação para a escola na resolução e transformação dos conflitos interpessoais; Reconhecer a mediação em contexto educativo como um processo de intervenção).


Módulo V
O mediador de conflitos

(Saber ser mediador: as competências e os princípios de actuação O mediador de conflitos nos diversos contextos educativos).

Módulo VI
Técnicas, ferramentas e fases do processo de mediação

(Identificar e praticar o processo ~, as estratégias e as ferramentas de mediação ; Treinar a comunicação na mediação e a comunicação não-violenta).

Módulo VII
A Escola, a família e a comunidade
(Analisar os desafios colocados pela interferência entre os contextos familiar, comunitário e escolar; Conhecer outras variantes da mediação: mediação familiar e mediação comunitária).

Módulo VIII
Programas de mediação e planos de convivência
(Conhecer os princípios e critérios que subjazem à implementação e avaliação de programas de mediação escolar e a sua articulação com a organização da escola; reconhecer as implicações e exigências destes programas de mediação escolar, nomeadamente dos programas integrados em planos de convivência).

Módulo IX
A mediação em acção

(Aprofundar a prática da mediação; Desenvolver dispositivos de mediação e examinar os aspectos organizativos de um gabinete de mediação).

SEMINÁRIOS DE APOFUNDAMENTO EM MEDIAÇÃO ESCOLAR:
Seminário I:
Construção de dispositivos de Mediação Socioeducativa.
Seminário II:
A mediação como inovação educativa e os programas de formação de mediação para crianças e jovens.
Seminário III: Mediação familiar e comunitária.
Seminário IV:
Planos integrados de convivência na escola.
Seminário V:
A mediação juvenil no âmbito da Lei Tutelar Educativa.

METODOLOGIA:
Expositiva e participativa, com análise de casos, brainstorming, visionamento de filmes e role-play.

Nº DE PARTICIPANTES: 25

AVALIAÇÃO:
Factores de avaliação: assiduidade/pontualidade; qualidade de participação no contexto dos objectivos / efeitos a produzir, qualidade do trabalho final da formação teórico-prática e do relatório final dos seminários.

CREDITAÇÃO:
Curso de Especialização em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (70h) - 2,8 Créditos, Registo nº CCPFC/ACC-54504/08.
  • Curso de Seminários de Aprofundamento em Mediação Escolar (20h) - 5 ECTS


DURAÇÃO:
90 horas (70h formação teórico-prática e 20h de seminários).

CALENDÁRIO E HORÁRIO:
Sessão de abertura – sexta-feira, 18 de março, das 18h30 às 20h30.
Curso: sábados, das 9h00 às 18h00 (de 19 de março a 29 de maio).
Seminários de Aprofundamento: 4 sextas-feiras, das 18h00 às 22h00

CONDIÇÕES DE ACESSO:
Licenciatura ou equivalente/ponderação de outros níveis académicos e qualificações profissionais, sujeitos a apreciação curricular.

LOCAL:
Universidade Lusófona do Porto, Rua Augusto Rosa, nº 24, Porto.

INSCRIÇÃO

De 2 de Janeiro até 2 de Março de 2011

A inscrição é realizada pela entrega/envio à secretaria de pós-graduações da ULP dos seguintes documentos: formulário de inscrição, fc de Cartão do Cidadão ou BI e NIF), uma fotografia, Curriculum Vitae.

Nº limitado de inscrições (25).

INFORMAÇÕES:
Direção de Marketing e Comunicação
Tel.: 22 207 32 32/30
E-mail: informacoes@ulp.ptEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Secretaria de Pós- graduações
Tel. 22 207 3230
e-mail: pg.porto@ulp.pt