04 fevereiro 2011

Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (Curso de Especialização) 2011

Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

(Curso de Especialização)

5ª Edição / Março-Maio de 2011

APRESENTAÇÃO:

A todos que frequentem este Curso pretende-se oferecer uma base de reflexão sobre a forma como a Mediação, a Educação e a Escola se cruzam, focando as possibilidades de intervenção pragmáticas e transformadoras.
Tendo por objecto de estudo e de trabalho os diversos conflitos que se desenrolam na escola, importa essencialmente formar os profissionais com funções educativas nesta nova área da mediação. O mediador é um artífice da (re)construção pacífica e positiva das ligações interpessoais. Nessas habilidades aplicativas, manifestas no método, no processo, nos valores e nos princípios da mediação reside toda a confiança do potencial transformador da actuação do mediador institucional ou mediador cidadão, do mediador formal ou mediador informal e ainda do mediador público ou mediador privado.

Contando já com quatro edições, esta formação avançada aposta numa estrutura inovadora, sendo composto por duas partes, complementares e simultâneas: a primeira parte corresponde a um programa de formação teórico-prática e a segunda parte compreende um programa de seminários de aprofundamento dinamizados por especialistas, nacionais e estrangeiros, na investigação e na intervenção em mediação, como: concepção e avaliação de programas de intervenção socioeducativa e planos de convivência ao nível dos vários níveis de ensino e contextos escolares. Acresce que os trabalhos a realizar neste percurso formativo visam promover uma introdução orientada de dispositivos de mediação no contexto educativo.



COORDENAÇÃO:
Prof. Mestre Elisabete Pinto da Costa
Diretora do Instituto de Mediação da ULP

OBJECTIVOS:

  • Reconhecer a mediação na escola como um instrumento de transformação dos conflitos;
  • Perceber a mediação como estratégia de intervenção precoce sobre fenómenos de conflitualidade, de incivilidade e de violência;
  • Enquadrar a mediação na formação pessoal e social no domínio da resolução de problemas e da educação para os valores;
  • Motivar para a vertente transdisciplinar da gestão e mediação dos conflitos;
  • Articular os vários tipos de mediação para as crianças e jovens: a mediação escolar, a mediação Socioeducativa, a mediação juvenil, a mediação familiar, a mediação comunitária;
  • Desenvolver competências básicas necessárias à gestão e mediação de conflitos;
  • Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador;
  • Adquirir conhecimentos sobre a implementação e funcionamento de programas de mediação escolar e planos de convivência.


DESTINATÁRIOS:
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Professores de Formação Profissional e Professores do Ensino Recorrente de Adultos, Educadores, Psicólogos, Psicopedagogos, Sociólogos, Assistentes Sociais, Animadores Sociais e Culturais, Mediadores, Técnicos de Acção Educativa, e ainda outros Profissionais interessados no tema.


DOCENTES E ORIENTADORES DE SEMINÁRIOS:

  • Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho - docente

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Coordenadora do Departamento de Psicologia e do Curso de Psicopedagogia Clínica da ULP.

  • Prof. Doutor João Amado - docente

Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Autor de várias obras sobre a violência na escola e responsável por inúmeras acções de formação sobre a indisciplina e violência na escola.

  • Prof. Doutor Juan Carlos Torrego - seminário

Professor Titular do Departamento de Didáctica da Universidade de Alcalá; Director do Curso de Terceiro ciclo universitário em “Mediação e resolução de conflitos em instituições educativas”.

  • Professora Doutora Ana Maria Silva - seminário

Professora Auxiliar da Universidade do Minho; Coordenadora do Mestrado em Mediação Educacional e Supervisão na Educação e Investigadora do Centro de Investigação em Educação da UM.

  • Mestre Elisabete Pinto da Costa - docente

Docente Universitária; Mediadora; Responsável pela área da mediação do “Espaço Convivência” ANP-UL; Orientadora e Supervisora de estágios em mediação; Vice-Presidente do Conselho de Ética e Deontologia da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC).

  • Mestre Renata Teles - docente

Docente Universitária; Psicóloga; Pós-graduada em Relação de ajuda; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP. Dr. Bruno Caldeira - seminário
Psicólogo; Mediador; Formador, Orientador e Supervisor de estágios em mediação; Presidente da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC).

  • Mestre Susana Castela- seminário

Técnica de Reinserção Social da Direcção Geral de Reinserção Social (DGRS); Mestre em Psicologia Clínica; Curso de Formação de Mediadores em Contexto Penal; Responsável pela concepção, formação, acompanhamento e avaliação do Programa de Mediação e Reparação em vigor na DGRS.

  • Dr. Bruno Caldeira - seminário

Psicólogo, Mediador, Formador, Orientador e Supervisor de estágios em mediação, Membro da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC).

  • Eng. Fernando Rosinha - seminário

Mestre de Conferências do Conservatório Nacional das Artes e Profissões (CNAM) em Paris, Mediador de conflitos, especialidade em mediação familiar e escolar.

  • Dr. José Paulo dos Santos - docente

Professor de Português e Francês do Ensino Básico e Secundário; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP; Treino em Comunicação Não-violenta.

  • Dr. Albert Sabat- seminário

Coordenador do Programa de Mediação Nacional da Fondation d´Auteuil, na França; mediador e formador em mediação escolar.

PLANO DE ESTUDOS


Módulo I
Problemas de convivência na escola: conflito, indisciplina e violência na escola
(Analisar os problemas de convivência escolar e conhecer propostas de intervenção; Relacionar a convivência com a disciplina e estudar os conflitos).
Módulo II
Paradigmas de resolução de conflitos
(Relacionar modelo impositivo - modelo cooperativo; Analisar as propostas de gestão e resolução de conflitos, com enfoque na negociação integrativa).


Módulo III
A mediação
(Conhecer a esfera da mediação, os modelos de mediação e os princípios, características, objectivos e limites; Entender a perspectiva cidadã e educativa da mediação).


Módulo IV
A mediação em contexto educativo
(Identificar os objectivos específicos da mediação escolar e as especificidades da mediação no ensino básico e secundário; Entender a utilidade e as vantagens da mediação para a escola na resolução e transformação dos conflitos interpessoais; Reconhecer a mediação em contexto educativo como um processo de intervenção).


Módulo V
O mediador de conflitos

(Saber ser mediador: as competências e os princípios de actuação O mediador de conflitos nos diversos contextos educativos).

Módulo VI
Técnicas, ferramentas e fases do processo de mediação

(Identificar e praticar o processo ~, as estratégias e as ferramentas de mediação ; Treinar a comunicação na mediação e a comunicação não-violenta).

Módulo VII
A Escola, a família e a comunidade
(Analisar os desafios colocados pela interferência entre os contextos familiar, comunitário e escolar; Conhecer outras variantes da mediação: mediação familiar e mediação comunitária).

Módulo VIII
Programas de mediação e planos de convivência
(Conhecer os princípios e critérios que subjazem à implementação e avaliação de programas de mediação escolar e a sua articulação com a organização da escola; reconhecer as implicações e exigências destes programas de mediação escolar, nomeadamente dos programas integrados em planos de convivência).

Módulo IX
A mediação em acção

(Aprofundar a prática da mediação; Desenvolver dispositivos de mediação e examinar os aspectos organizativos de um gabinete de mediação).

SEMINÁRIOS DE APOFUNDAMENTO EM MEDIAÇÃO ESCOLAR:
Seminário I:
Construção de dispositivos de Mediação Socioeducativa.
Seminário II:
A mediação como inovação educativa e os programas de formação de mediação para crianças e jovens.
Seminário III: Mediação familiar e comunitária.
Seminário IV:
Planos integrados de convivência na escola.
Seminário V:
A mediação juvenil no âmbito da Lei Tutelar Educativa.

METODOLOGIA:
Expositiva e participativa, com análise de casos, brainstorming, visionamento de filmes e role-play.

Nº DE PARTICIPANTES: 25

AVALIAÇÃO:
Factores de avaliação: assiduidade/pontualidade; qualidade de participação no contexto dos objectivos / efeitos a produzir, qualidade do trabalho final da formação teórico-prática e do relatório final dos seminários.

CREDITAÇÃO:
Curso de Especialização em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (70h) - 2,8 Créditos, Registo nº CCPFC/ACC-54504/08.
  • Curso de Seminários de Aprofundamento em Mediação Escolar (20h) - 5 ECTS


DURAÇÃO:
90 horas (70h formação teórico-prática e 20h de seminários).

CALENDÁRIO E HORÁRIO:
Sessão de abertura – sexta-feira, 18 de março, das 18h30 às 20h30.
Curso: sábados, das 9h00 às 18h00 (de 19 de março a 29 de maio).
Seminários de Aprofundamento: 4 sextas-feiras, das 18h00 às 22h00

CONDIÇÕES DE ACESSO:
Licenciatura ou equivalente/ponderação de outros níveis académicos e qualificações profissionais, sujeitos a apreciação curricular.

LOCAL:
Universidade Lusófona do Porto, Rua Augusto Rosa, nº 24, Porto.

INSCRIÇÃO

De 2 de Janeiro até 2 de Março de 2011

A inscrição é realizada pela entrega/envio à secretaria de pós-graduações da ULP dos seguintes documentos: formulário de inscrição, fc de Cartão do Cidadão ou BI e NIF), uma fotografia, Curriculum Vitae.

Nº limitado de inscrições (25).

INFORMAÇÕES:
Direção de Marketing e Comunicação
Tel.: 22 207 32 32/30
E-mail: informacoes@ulp.ptEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Secretaria de Pós- graduações
Tel. 22 207 3230
e-mail: pg.porto@ulp.pt

Sem comentários: