25 abril 2007

PRIMAVERA

"Está alta no céu a lua e é Primavera.
Penso em ti e dentro de mim estou completo.

Corre pelos vagos campos até mim uma brisa ligeira.
Penso em ti, murmuro teu nome; não sou eu: sou feliz.

Amanhã virás, andarás comigo a colher flores pelos campos,
E eu andarei contigo pelos campos a ver-te colher flores.

Eu já te vejo àmanhã a colher flores comigo pelos campos,
Mas, quando vieres àmanhã e vieres comigo realmente a colher flores,

Isso será uma alegria e uma novidade para mim.

(Alberto Caeiro)

Vem este poema a propósito da Festa da Primavera promovida pelo "Espaço RUAH", e que será já no próximo fim-de-semana. Vamos para a montanha celebrar a VIDA. Esta vida que desponta, como uma rebentação da Mãe-Terra, em toda a sua exuberância. Vamos espreitar os poetas, e os costumes dos povos primitivos e vamos colocar-nos em sintonia com eles para viver este tempo privilegiado em que tudo apela à renovação - exterior e interior. Vamos cobrir-nos de flores, vamos invocar os elementos da Natureza e vamos sentir a nossa fragilidade-grandeza de criaturas que vivem com os pés bem enraizados na terra mas projectadas no Cosmo... como as árvores, bebendo a mesma energia que as alimenta e sentindo-nos profundaménte em comunhão com elas. E com todos os seres criados.
Quem não conseguir acompanhar-nos à montanha, abra a janela maior da sua casa e deixe entrar o ar em grandes lufadas. Respire a plenos pulmões e sinta o perfume das flores, ouça o chilrear dos pássaros, olhe para as andorinhas atarefadas a fazer os seus ninhos e sinta-se em comunhão. Contemple o céu azul e deixe entrar em si a luz. E que ela limpe todas as toxinas que um longo inverno - o real e talvez outro, o de dentro - deixaram em si.

1 comentário:

Ilda Fontoura disse...

Este texto - PRIMAVERA - veio parar aqui por engano. Era para o Blog GENTE QUE QUER CRESCER. Mas, como nada acontece por acaso, acredito que ele levará um beijo de Primavera a alguém...