16 abril 2007

CRENÇAS

Há já algum tempo que não intervenho neste Blog, embora o tenha visitado. Ainda bem que ele continua activo. Tenho, por assim dizer, um dever moral em ajudar a revitalizá-lo, já que tive alguma responsabilidade, embora indirecta, na sua criação.
Ontem, ao ler Anthony Robbins, no seu livro "o PODER Sem Limites" pensei em professores e alunos. Falava este autor das crenças e do seu poder na nossa vida. Diz ele a certa altura, citando Stuart Mill: "A crença de uma pessoa é igual à força de noventa e nove que só tenham interesses". E continua: "É precisamente por isso que as crenças abrem as portas do sucesso". Mais adiante, continua Anthony Robbins: "Por vezes, para ter sucesso, não é necessário ter uma crença ou atitude extraordinária àcerca de algo. Por vezes as pessoas produzem resultados espantosos apenas porque não sabem que algo é difícil ou impossível. Por vezes, não ter uma crença limitadora é suficiente. Como exemplo, segue a história de um rapaz que adormeceu durante a aula de matemática. Acordou com o toque da campainha, olhou para o quadro e copiou os dois problemas que estavam lá. Presumiu que era o trabalho de casa para essa noite. Foi para casa e trabalhou nos problemas durante todo o dia e toda a noite. Não conseguiu resolver nenhum deles, mas continuou a tentar durante o resto da semana. Por fim, conseguiu a solução de um dos problemas e trouxe-a para a aula. O professor ficou absolutamente siderado. Afinal, o problema que ele tinha resolvido era supostamente irresolúvel. Se o estudante soubesse isso, provavelmente não o teria resolvido. Mas ele não disse a si próprio que não podia ser feito - na realidade até aconteceu o oposto: ele pensava que tinha de resolver o problema e foi capaz de encontrar uma forma de o fazer".
(ROBBINS, Anthony, em "o PODER Sem Limites", ed. Pergaminho, pgs.69-82)