28 novembro 2006

A CNV na Educação

"Tenho utilizado a Comunicação Não Violenta em educação especial, na sala de aula, desde há um ano. Funciona mesmo com crianças com atrasos na fala, dificuldades de aprendizagem e com problemas de comportamento. Um aluno da nossa sala de aula cospe, injuria, grita e bate nos colegas com os lápis quando se aproximam da sua mesa. Questiono-o, então, desta forma: “podes dizer isso por favor de uma outra maneira?”. Use o diálogo da girafa [os fantoches da girafa são usados em algumas oficinas como método de ensino para demonstrar a CNV]. Ele levanta-se de imediato, olha a pessoa para quem a sua raiva é dirigida e diz calmamente: “Poderia afastar-se, por favor, da minha mesa? Eu sinto-me irritado quando você está assim perto de mim.” Os outros estudantes poderiam responder com algo asssim: “Desculpa! Eu esqueci-me que isso te incomoda!”.

Eu comecei a pensar sobre a minha frustração com esta criança e a tentar descobrir o que eu necessitava dela (além da harmonia e da ordem). Apercebi-me, então, que o tempo gasto na planificação da aula e na minha necessidade de criatividade e de contributo estavam a ser prejudicados, a fim de controlar o comportamento. Também senti que eu não ia ao encontro das necessidades educativas dos outros alunos. Quando ele agia mal na sala de aula, comecei a dizer: "Preciso de vós para partilhar a minha atenção." Isto pode ter sido feito centenas de vezes num dia, mas entendeu a mensagem e começou a envolver-se nas actividades da aula.

Professora, Evanston, Illinois, EUA
Taduzido por José Paulo Santos, a partir daqui

1 comentário:

RÔ CARTIER disse...

começa esta semana um encontro do CNB aqui no rio nos dias 10 e 11 de Abril,....todos são convidados,...contatospelo e-mail: cnvbrasil@hotmail.com.
aguadamos vc! grata, RÔ