17 setembro 2006

Os primeiros passos da descoberta

Para abrir este novo Blog, começaria por citar uma frase de Mahatma Gandhi:
"Que nós no tornemos a mudança que buscamos no mundo"
Tanto na nossa vida pessoal como profissional ou social, muitas vezes sentimos a necessidade de mudar. Mudar o nosso comportamento, a nossa postura, a nossa forma de comunicar, a nossa maneira de resolver conflitos interiores e com os outros.
Se pensarmos bem na frase de Gandhi, ocorre-nos, de imediato a questão: "Afinal, que mudança(s) procuro eu para mim e para o mundo?"
Como ser humano e cidadão responsável, em primeiro lugar, necessito de saber quem sou! Preciso de saber o que sinto, o que necessito! Só depois, muito depois, poderei dar resposta às necessidades do mundo.
Como marido, professor, educador, pai e encarregado de educação, também desejo saber o que pretendo de mim. Preciso de criar empatia com a minha família, filhos, alunos, os colegas de trabalho, os meus superiores hierárquicos... Sinto uma enorme necessidade de comunicar sem conflito, sem criticar, sem culpar, sem julgar... No fundo, eliminar todo o tipo de palavras, pensamentos passíveis de serem entendidos como violentos!
A minha filha, com 15 meses de idade, ainda não fala e só há poucas semanas começou a gatinhar. Tal como ela, irei (re)iniciar o meu percurso de vida... Começarei, humilde e modestamente, a (re)aprender a dar os primeiros passos em busca de mim próprio e dos que me rodeiam!
Assim, daqui em diante, neste blog, com a ajuda de várias pessoas e especialistas neste assunto, comprometer-me-ei a:
- libertar-me dos condicionalismos e dos efeitos de experiências passadas;
- transformar padrões de pensamento que conduzam a discussões, raiva e depressão;
- resolver conflitos pacificamente com os outros;
- criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.

Fica aqui, pois, o convite aos leitores deste Blog para se juntarem a esta aventura da descoberta de técnicas de aperfeiçoamento da comunicação não violenta! Com muito trabalho, muita leitura e muito esforço, estou convencido que as palavras de Gandhi se tornarão reais...

Também acredita?!

1 comentário:

Sónia Sousa Pereira disse...

http://jusrespt.blogspot.com/2006/09/nasceu.html