29 outubro 2008

O que nós queremos para os nossos filhos

Num sistema educativo em completa transformação, em mudanças profundas, onde a instabilidade e a agitação deambulam pelas salas e corredores das escolas, os pais, os professores, os órgãos de gestão, as várias instituições e o governo devem procurar a causa principal, os objectivos fundamentais, que nos devem unir: os nossos filhos!

E há mensagens que todos devemos ler, ver, ouvir, pensar e debater.

Neste vídeo, intitulado ‘Creating Great Schools — Together’ (Criar escolas maravilhosas - Juntos), uma mãe, Heidi Hass Gable, com palavras simples e com imensa empatia, chama-nos a atenção para as coisas mais importantes da vida, e deixa-nos uma questão no ar: "O que é que TU farás hoje?"

E é nesta altura que professores, pais, órgãos de gestão e instituições educativas devem envidar todos os esforços, porque "Os nossos filhos merecem-no! Não merecem menos do que isso!"



(A legendagem foi realizada com o Overstream It!)

9 comentários:

Anónimo disse...

Como eu me revi neste vídeo Professor! Exprime o que nunca consegui dizer por palavras mas que sinto tanta vezes! Será que estou a fazer o meu melhor? Como Mãe? Como Professora? Como Filha? Como Amiga? Será que não merecem muito mais do que lhe estou a dar?

Catarina
FPCE - 3º ano

Susana disse...

Palavras sábias e sentidas ditas por uma mãe como uma atitude que se deve aplaudir!
Gostaria eu, um dia quando for mãe, de puder deixar o meu filho na escola entregue a professores interessados, empenhados, curiosos, em constante formação, que me ajudassem a mostrar ao meu “tesouro” o caminho do sucesso.
Este vídeo mostra bem que tudo aquilo que queremos é difícil de alcançar, no entanto, o importante é a atitude de cada um de nós, enquanto indivíduos.
As mudanças que queremos ver realizadas devem partir de nós, temos que agir de acordo com os nossos ideais para darmos o exemplo, e para pudermos dizer, tal como o beija-flor, “…eu faço a minha parte.”
Parabéns Professor pelo seu blogue que, para além de um profissional empenhado e interessado mostra também um ser humano sensível e atento aos problemas reais das sociedades.


Susana Melo,
FPCE 3º ano

José Paulo Santos disse...

A vós, Catarina e Susana, agradeço os vossos comentários e a sensibilidade demonstrada perante um vídeo que, também a mim, me comoveu.
Um abraço

claudia.cruzlima@gmail.com disse...

Prezado Jose Paulo, o video é realmente maravilhoso, mas o seu blog é fantástico .... recebi de uma amiga um email sobre um seminário que se realizará no próximo fim de semana acerca da Comunicação não violenta (que eu desconhecia)em minha cidade. Por esse motivo, pesquisando no Google, encontrei o seu blog e estou fascinada.
Parabéns por seu compromisso e por seu trabalho.
Sorte e sucesso.
Abraços,
Claudia Cruz Lima
Rio de Janeiro - Brasil

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá José Paulo,

Aravés do Interactic cheguei aqui e adorei este vídeo, principalmente por se encontrar já legendado, uma vez que no Youtube está disponível apenas em inglês.

Gostaria muito e o incluir na abertura do meu novo blogue para o próximo ano lectivo... há possibilidade de o fazer? Com a devida referência à fonte, é claro...

Cumprimentos,
M. Jesus Sousa

emamontez@gmail.com disse...

Professor José Paulo,

Através do novo blogue "bloguefólio" da colega M. Jesus Sousa, observei atentamente este vídeo maravilhoso e por curiosidade cheguei ao seu blogue.

Como tal, venho solicitar por este meio, a cedência deste vídeo já legendado, pois gostaria muito de o apresentar na primeira reunião de encarregados de educação para a abertura do próximo ano lectivo, sob a forma de introdução e de reflexão... Será que há possibilidade de o fazer? Com a devida referência à fonte e os devidos agradecimentos a todos, é claro...

Desde já agradeço a sua disponibilidade e quero felicitá-lo pelo seu excelente trabalho aqui tão bem representado.


Cumprimentos,
Ema Montez (profª 1ºciclo)

José Paulo Santos disse...

O vídeo aqui disponibilizado pode ser encontrado neste endereço: http://www.overstream.net/view.php?oid=l6ssere6l3uj
Abaixo do mesmo existe um código para se poder embutir (embed) noutros blogues ou sites.
Use e abuse do vídeo para passar a mensagem.

Anónimo disse...

Muito bom... A envolvência dos pais na escola é muito importante e essencial para nós pais e também para os nossos filhos.

Carlos Silva disse...

Adorei o vídeo e gostei da tradução. Será que se podia ter acesso ao ficheiro das legendas para usar localmente? srt, sub, ... Claro, mantendo os créditos!