30 janeiro 2017

Em Tempos de Ódio é Bom Andar Amado



“Nesses tempos de ódio, é bom andar amado” — não sendo minha frase e nem conhecendo o seu autor, reproduzo-a, pelo jogo de palavras usado entre “amado” e “armado” e por nos remeter para o equilíbrio: o ódio combate-se com amor.

Em primeiro lugar, é preciso identificar o ódio. Como se revela? Onde se situa? Como reagir a ele? Com certeza, a nossa tendência imediata é identificá-lo fora de nós. É o outro. São os outros. Eles é que são violentos, eles é que mostram cólera e ódio e maldade. Esses sentimentos, na verdade, todos nós já os experimentámos em algum momento da nossa vida. Uma emoção que não conseguimos conter, que nos domina e que se exprime por palavras, gestos, atitudes, alterações das expressões do rosto, dos olhos, de todo o nosso corpo. A nossa voz, o tom que empregamos é feroz, é agressivo, violento.

Ora, perante um cenário destes, onde toda a nossa energia negativa, violenta, brutal e cruel se manifesta diante do outro, como reage ele? Tem duas opções: a mais comum é preparar-se para retaliar, defendendo-se com as mesmas armas. Usa automaticamente as mesmas atitudes, as mesmas expressões, as mesmas palavras carregadas de violência e ódio. Ou, então, opta pelo silêncio, pela aceitação, por uma atitude de serenidade contrastante. Escuta atentamente o que o outro tenta exprimir. Usa a empatia e aproveita esse momento de conflito para evoluir.

Neste momento, o meu leitor deverá estar a pensar. “Olha, este está armado em Gandhi, em Luther King, Mandela ou Madre Teresa…”. Já me habituei, na verdade, a ouvir tais categorizações. Aliás, essa já é uma atitude de conflito, de provocação, de ironia, que me leva a procurar saber mais sobre o que leva uma pessoa a olhar-me desse modo. Uso a empatia. A escuta. Medo? Insegurança? Incapacidade de ainda acreditar? Também o outro pode evoluir, se for detentor de ferramentas, de processos e técnicas de comunicação que lhe permitam, também a ele, alterar a sua capacidade de observar, de reconhecer os seus próprios sentimentos e as suas necessidades.

Andamos programados. Ao longo da vida, desde o primórdio dos tempos, adquirimos o infeliz hábito de reagir ao conflito com a violência, nas suas múltiplas manifestações e expressões, física e psicológicas. Desde tenra idade, somos rodeados de tais energias tão negativas, seja na família, no casal, na tribo, na política, na religião, na televisão, nos jogos, no cinema ou até na escola. E vai-se perpetuando, porque ninguém nos ensina a fazer de modo diferente. Ninguém nos mostra no dia-a-dia que é possível “desprogramar” este código que até já parece genético, que nos faz crer que vem no nosso ADN, como se fosse uma maldição, um estado natural na vida.

É preciso que todos nós tenhamos essa consciência na nossa incrível força individual de ser um poderoso motor de mudança, no sentido de criar uma nova consciência comum. É possível criar um novo continente, o da relação. A relação comigo e com o outro, em paz, onde cuidamos da nossa higiene da consciência, dos nossos pensamentos e de actos saudáveis, com amor. É possível sim…

Eu ando prevenido: ando amado, em tempos de ódio. E tu?


José Paulo Santos
Artigo de Opinião publicado 
em Jornal A Voz de Cambra
10 de Maio de 2016

Sem comentários: